terça-feira, 20 de abril de 2010

Pêndulos e Galinhas

No último post falei de alguns mitos que rodeiam a temática da hipnose. O meu amigo Paulo, comentou que me tinha esquecido das situações em que, em programas de televisão, as pessoas são colocadas a fazer figuras estranhas e ridículas (cacarejar, por exemplo). Também referiu que não tinha falado do famoso pêndulo. Todos temos a imagem clássica do irresistível hipnotizador com um pêndulo na mão…


O motivo porque não falei desses dois temas é porque nenhum deles é mito. As pessoas, naqueles programas (pelo menos nos programas bem feitos!) estão realmente hipnotizadas e um pêndulo pode ser usado para hipnotizar.


Vamos ver primeiro a questão dos programas de televisão ou de palco em que pessoas são hipnotizadas e depois colocadas a fazer figuras ridículas, a alucinar e a comportar-se de forma estranha.


Um facto curioso é que o supercoach e hipnotizador Paul Mckenna fez diversos desses programas nos anos 90. Passaram em Portugal e quem viu nunca mais esqueceu a sua famosa frase para tirar as pessoas de transe: "Wakey, wakey!!! Rise and Shine!!!"


Mas eis o que se passa na realidade:


Antes do espectáculo o hipnotizador pede voluntários dispostos a fazer figuras ridículas por diversão;


Seguidamente testa todos para verificar quais são os que são mais facilmente hipnotizáveis e os mais obedientes;


Só então selecciona alguns, que são então hipnotizados e depois divertem o público!


É importante verificar aqui que o hipnotizador se certifica de que a) fazer figuras ridiculas ali não vai contra os princípios da pessoa e b) a pessoa é um bom sujeito hipnótico (isto é, obedece com facilidade aos comandos e é facilmente hipnotizável);


Quando isso não é possível, em programas gravados ao vivo ou num palco, alguns hipnotizadores dão-se mal com algumas pessoas porque escolhem sujeitos que não estão assim tão dispostos a participar ou não são bons sujeitos hipnóticos (toda a gente se lembra daquele programa do Herman do “firme e hirto”, não? ;)



Quanto ao pêndulo, é um bom instrumento para induzir hipnose, ainda que demasiado teatral para o meu gosto. O pêndulo é usado naquilo que se chama Indução por Fixação de Olhar.



É uma forma de indução hipnótica em que o sujeito fixa o seu olhar num determinado ponto ao mesmo tempo que relaxa e segue as instruções do hipnotizador. Tão simples como isso. O pêndulo serve apenas para o sujeito ter algo para fixar o olhar. Poderia ser também um dedo, uma caneta, um ponto na parede, etc…


Até a próxima!

1 comentário:

Paulo Lontro disse...

Excelente!
E aos poucos vamos sabendo mais.
:)