quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sobre relacionamentos...

Descobri uma metáfora fantástica de Don Miguel de Ruiz, no livro dele “The Mastery of Love” que retrata aquilo que se passa em muitos relacionamentos. E porque o Desenvolvimento Pessoal também passa pelo Coração, vamos a ela!

É a metáfora do “Homem da Pizza”.

Estamos em casa e batem à porta. Quando perguntamos quem é, respondem do outro lado:


- É o homem da pizza!


- Mas eu não encomendei pizza!


- Sim, eu sei. Mas vamos fazer um acordo. Deixa-me entrar e pode comer pizza à vontade. Em troca tem de me deixar abusar de si, controlar e limitar a sua vida!


A maior parte das pessoas pode estar a pensar neste momento “Mas porque diabos havia de deixar o homem da pizza entrar?”. E normalmente não faria sentido. Mas se estivéssemos mesmo com muita fome, talvez a ideia de “uma fatia só” não fosse má… E a seguir outra… E outra…

Muitas pessoas entram com essa atitude nos relacionamentos como se a outra pessoa (o “homem da pizza”) viesse trazer a satisfação à fome de afecto e de atenção e de carinho que sentem. Como se a outra pessoa viesse preencher o vazio, a "fome" que sentimos e que erradamente pensamos que só pode ser satisfeita de fora.

O que essas pessoas nem sequer se apercebem, é que já têm uma cozinha em casa. Uma grande cozinha e podem fazer toda a pizza que quiserem.

E quando se apercebem disso, nunca mais deixam o “homem da pizza” entrar!

Live, love, learn and leave a legacy!

Sem comentários: