quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PNL e... Gestão de Tempo?!

Boas!

Comecei a interessar-me pelo desenvolvimento pessoal e humano através do tema da Gestão do Tempo, ainda nos anos 90. Na altura estava a liderar uma associação internacional de estudantes e tinha, ao mesmo tempo, de acumular todas as responsabilidades que daí decorrem com a responsabilidade de não deixar os estudos descaírem. Na altura o livro-revelação foi o fantástico "Gestão Eficiente do Tempo" do John Adair, numa edição da Europa-América que entretanto esgotou.

Quando, anos mais tarde, comecei a dar formação profissional, claro que a Gestão do Tempo se tornou um dos meus temas preferidos. Não apenas porque ao longo dos anos e depois dessa descoberta inicial tinha aprofundado os meus conhecimentos e as minhas técnicas mas também porque é dos temas que, quando apresentado adequadamente, tem um dos mais rápidos efeitos nas pessoas. Sempre que possível, gosto de fugir ao que os manuais e programas clássicos ditam sobre este tema, para apresentar abordagens e técnicas novas com as quais as pessoas se identifiquem e que possam utilizar na sua vida.

Afinal, todos precisamos de tempo, todos temos tempo e todos temos de o saber gerir!

Quando estudei Programação Neurolinguística perguntei-me repetidamente se não seria possível utilizar técnicas de PNL na gestão do nosso tempo. Claro que aspectos genéricos como a visualização estão sempre presentes. Mas a minha questão ia mais fundo. Como podemos utilizar a atitude de PNL (que afinal, é isso mesmo) e gerar uma abordagem original e técnicas inéditas à Gestão do Tempo?

Recentemente descobri o livro "NOT ENOUGH HOURS" do Owen Fitzpatrick. Já tinha lido este autor antes no livro "CONVERSATIONS" que ele escreveu em co-autoria com o Richard Bandler (o seu mentor e co-criador da PNL). Neste livro, totalmente dedicado à temática da Gestão do Tempo, o Owen coloca todas as suas capacidades como Master Trainer e investigador de PNL a um tema que pelo vistos também lhe agrada. Apresentador do programa de televisão com o mesmo nome, ele apresenta o problema da Gestão do Tempo de um ponto de vista da PNL e apresenta sugestões e técnicas absolutamente geniais.

A técnica de "Distorção do Tempo" continua a ser a minha favorita! Nada como alterar o ritmo a que o tempo flui para tirar o máximo partido deste ;)

Não podia deixar de escrever um post sobre este livro, que vai interessar a qualquer pessoa que trabalhe ou dê formação nesta área, onde vai encontrar conteúdos, ideias e abordagens totalmente inéditas, mas também a qualquer pessoa que esteja a sentir que o dia não tem enough hours.


Sem comentários: