domingo, 3 de maio de 2009

O Velho e o Sonho

Era o dia das matrículas na Universidade e um jovem estudante preparava-se para continuar a sua aventura de aprendizagem. Durava há tanto tempo que parecia não ter fim nem início. Perdido nos seus pensamentos, com a mente a formigar de possibilidade sobre o que estava à sua frente, não reparou no homem idoso no seu caminho e bateu-lhe em cheio.

“Peço desculpa Professor”, respondeu o jovem, envergonhado.

“Oh, eu não sou professor”, respondeu o idoso. “Sou um caloiro.”

“Mas que idade tem?”, perguntou o jovem, chocado.

“Tenho setenta e três anos!”, frisou o idoso, com um brilho nos olhos.

“E o que está a estudar?”, continuou o jovem?

“Medicina – sempre quis ser médico. E agora…” O idoso fez uma pausa, como se recordasse algo de há muito tempo. “Agora estou finalmente a seguir o meu sonho!”

O jovem ficou chocado. “Sem querer faltar-lhe ao respeito senhor, mas tornar-se médico vai demorar pelo menos sete anos. Daqui a sete anos terá oitenta anos!”

O idoso colocou as mãos nos ombros do jovem e olhou-o nos olhos.

“Terei oitenta, quer siga o meu sonho, quer não.”

Sem comentários: