Hoje foi um daqueles dias em que tive muitas pequenas coisas para fazer. Todos temos dias assim. Adiamos isto e aquilo e os compromissos vão-se acumulando... Chega a um dia em que não se pode adiar mais e, como qualquer bom português, decidimos fazer tudo no mesmo dia.
Ainda assim, e apesar de toda a nossa boa vontade e determinação, podemos perder o dia inteiro e nem fazer metade do que era possível. Tudo porque fizemos tudo de acordo com o que nos lembramos e chegamos ao fim do dia e percebemos que ficou mais de metade por fazer porque, simplesmente, não nos lembramos.
Hoje tive 17 "pequenos" assuntos para tratar. Estava tudo resolvido pelas 16:00h
Aqui ficam umas dicas para esses dias:
Ainda assim, e apesar de toda a nossa boa vontade e determinação, podemos perder o dia inteiro e nem fazer metade do que era possível. Tudo porque fizemos tudo de acordo com o que nos lembramos e chegamos ao fim do dia e percebemos que ficou mais de metade por fazer porque, simplesmente, não nos lembramos.
Hoje tive 17 "pequenos" assuntos para tratar. Estava tudo resolvido pelas 16:00h
Aqui ficam umas dicas para esses dias:
- Não confiem na memória! Irão chegar ao fim do dia com metade das tarefas feitas porque, simplesmente, não se lembraram das outras. Não é uma questão de agilidade mental. É uma questão de método!
- Comecem no final do dia anterior;
- Listem tudo o que têm para fazer. Não importa o quê, não importa quão importante. Listem tudo o que vos ocorrer que tenham de tratar no dia seguinte. ESCREVAM cada tarefa;
- Voltem a escrever tudo o que vos ocorreu. Desta vez ordenem por prioridade. (por exemplo "1" para mais importante e por aí fora...;
- Depois atribuam uma letra a cada tarefa de acordo com o sítio onde tem de ser feita (por exemplo "A" para Porto, "B" para Maia, etc.);
- Terminem por organizar tudo de acordo com prioridades e locais, compostos numa nova lista que servirá como guia para o que terão de fazer no dia seguinte;
Esta última parte conta com alguma subjectividade da vossa parte. Poderão concluir que a maior parte das tarefas, ainda que muito pouco importantes, são todas localizadas na mesma área e talvez valha a pena começar por aí. Ou talvez concluam que a tarefa mais importante e a menos importante são para ser executadas na mesma rua. Então deverão começar por aí!
O importante é que listaram as vossas tarefas, organizaram-nas por prioridade e depois adequaram essas prioridades à vossa realidade concreta! Se fizerem isso os resultados serão imediatos. Irão poupar entre duas a quatro horas no dia.
Tudo isto pode parecer que requer muito método, esforço ou organização. Mas não é verdade. Em 15 minutos fazem todo este exercício! Não acreditam? Peguem numa folha em branco e experimentem!
Obrigado pela leitura!
O importante é que listaram as vossas tarefas, organizaram-nas por prioridade e depois adequaram essas prioridades à vossa realidade concreta! Se fizerem isso os resultados serão imediatos. Irão poupar entre duas a quatro horas no dia.
Tudo isto pode parecer que requer muito método, esforço ou organização. Mas não é verdade. Em 15 minutos fazem todo este exercício! Não acreditam? Peguem numa folha em branco e experimentem!
Obrigado pela leitura!
Sem comentários:
Enviar um comentário